quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Câmara de Panorama realiza 19ª sessão ordinária de 2015


19ª SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2.015.

PRESENÇA DOS VEREADORES: ABEL DE OLIVEIRA (PRESIDENTE), ALEX JÚNIOR MONTANHA, ANDRÉ FERREIRA DA SILVA, JOÃO ANTONIO DA SILVA NETO, LUCIANA FERREIRA DE SOUZA, SEBASTIÃO PAES FRANCO, SLEIMAN EL AISSAMI E SORAYA APARECIDA FONSATI MÁZZARO.

AUSÊNCIA DO VEREADOR: LINCOLN FERNANDO BOCCHI

PROJETOS APRESENTADOS EM SESSÕES ANTERIORES

PROJETO DE LEI Nº. 31/2015 DE 30/09/2015. (1º TURNO)
Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Panorama para o exercício de 2.016. (O PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE DOS VEREADORES PRESENTES)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. 05/2015 DE 20/10/2015. (2º TURNO)
Institui o VALOR VENAL DE REFERÊNCIA para o ITBI dos imóveis urbanos de Panorama. (PROJETO REJEITADO COM VOTO CONTRÁRIO DE TODOS OS VEREADORES PRESENTES)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. 06/2015 DE 20/10/2015. (2º TURNO)
Autoriza o Poder Executivo a efetuar o protesto extrajudicial de certidão dívida ativa e de título executivo judicial de quantia certa. (PROJETO REJEITADO COM VOTO CONTRÁRIO DE TODOS OS VEREADORES PRESENTES)

VEREADORA LUCIANA FERREIRA DE SOUZA
INDICAÇÃO: no sentido de colocar o nome de MOACIR MOREIRA na Praça F, no Bairro Nosso Teto. MOACIR MOREIRA nasceu dia 13 de setembro de 1.913, chegou em Panorama em 1.954, na época em que também chegava na cidade o estimado médico Dr. Arnon. Foi construtor e pescador, pessoa de fácil convivência, foi amigo do Senhor Oscar Torquato, do Bugre, do Senhor Domingos, dono do Porto de Areia, do Dr. Aldo Bruno, amigo do Genésio Construtor e da família do Senhor Alcides Becegato. MOACIR MOREIRA construiu a Cerâmica Barra Bonita, a Cerâmica Panorama, o Acampamento Panorama e a Escola João Brásio, inclusive um mapa de cimento feito na frente da Escola. As primeiras pedras mineiras foram colocadas por ele e as primeiras casas de alvenaria foram construídas por ele. Pessoa muito participativa na nossa comunidade, fazendo por merecer essa singela homenagem.

INDICAÇÃO: no sentido de solicitar junto ao setor competente, o conserto de bueiro na Avenida Rodion Podolsky, em frente à pracinha da INCOESP (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista)
J U S T I F I C A T I V A
O referido bueiro encontra-se deteriorado e sem tampa, devido às fortes chuvas. Tal solicitação deverá ser atendida com a máxima urgência, pois poderá causar transtornos maiores, ocasionando riscos de acidentes.

INDICAÇÃO: no sentido de providenciar a instalação de estacionamento para bicicletas na Biblioteca Municipal "Maria Aparecida Lealdine Milanez"

J U S T I F I C A T I V A
A providência é necessária, já que as bicicletas das crianças que frequentam a Biblioteca Municipal ficam jogadas na calçada da mesma, ocasionando mau aspecto e prejudicando os pedestres que precisam da calçada para transitarem de maneira segura.

VEREADORA SORAYA APARECIDA FONSATI MÁZZARO
INDICAÇÃO: no sentido de informatizar os registros do Cemitério Municipal, com programa específico, uma vez que ainda estão sendo realizados em caderno espiral, o que tem dificultado a identificação de registros anteriores a 1.996. 

INDICAÇÃO: no sentido de realizar a limpeza do terreno baldio aberto da Avenida Antonio Domingos Bordin, proximidades do número 1.345, do terreno em frente ao Balneário Municipal, localizado na Avenida Vereador José Molon, esquina com a Rua Izabel Ferreira Lima de Souza, bem como do espaço livre próximo ao Campinho do Bairro Nosso Teto, uma vez que os mesmos se encontram com entulhos, caramujos e escorpiões.
INDICO AINDA, que caso não seja possível a Prefeitura realizar a limpeza, que notifique os proprietários para que tomem as devidas providências.

INDICAÇÃO: no sentido de tomar providências urgentes na Rua Samambaia, altura do número 40 (final da rua) e Alameda Rio Verde, no Bairro Paranoá, que se encontram com graves erosões. Tal pedido se justifica, uma vez que por conta das enxurradas houve até desabamento de muro residencial, precisando várias vezes ser refeito pelo proprietário, trazendo prejuízos aos moradores do local.

MOÇÃO DE REPÚDIO: ao ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal, que prevê a diminuição de 30% da receita destinada ao “Sistema S” de Educação e Formação Profissional.
CONSIDERANDO o valoroso serviço prestado pelas instituições de ensino que compõem o “Sistema S”, dentre as quais podemos citar como exemplo: SENAI, SESI, SESC, SEBRAE e SENAC;
CONSIDERANDO que existem poucas instituições no Brasil, como o SESI e o SENAI, que são sinônimos de excelência em educação, se equiparando aos melhores e mais desenvolvidos sistemas educacionais do mundo;
CONSIDERANDO que no último dia 14 de setembro de 2015 o Governo Federal lançou medidas de ajuste fiscal, que além da criação de novos tributos, prevê ainda a redução de 30% nas verbas que são destinadas ao “Sistema S”;
CONSIDERANDO que tal medida causou revolta e insatisfação na população de todo o país, tendo em vista que as instituições supracitadas tem um papel significativo na vida de milhões de jovens e adultos, agindo como um transformador social, através da capacitação técnica e profissional.

VEREADOR ALEX JÚNIOR MONTANHA
INDICAÇÃO VERBAL: no sentido de estudar a possibilidade de voltar a pagar as horas extras aos funcionários do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município, haja vista que há necessidade dos serviços desses funcionários fora do horário normal, inclusive aos finais de semana e feriados.

INDICAÇÃO VERBAL: no sentido de estudar a possibilidade de equiparar o salário de todos os motoristas com o dos motoristas do Departamento de Educação, haja vista que todos fazem o mesmo tipo de serviço e não é justo o salário ser diferenciado.
INDICO AINDA, que seja estudada a possibilidade de fazer uma reestruturação em todo o quadro de funcionários.